Desenvolvido na EACH, projeto “Cuidando do Meu Bairro” foi o vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2016

Postado em 11 de novembro de 2016

O projeto Cuidando do Meu Bairro representou a EACH e foi o grande vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2016, na categoria “Instituições”, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A premiação aconteceu na noite da última quarta-feira em Brasília.

Cuidando do Meu Bairro é uma plataforma que busca apresentar os dados dos gastos públicos da cidade de São Paulo, no mapa da cidade, usando um código de cores para apresentar o seu status (planejado, empenhado e liquidado) em tempo real. Além disso, a nova versão da plataforma está integrada ao E-Sic da Prefeitura de São Paulo, o que possibilita que qualquer dúvida ou complementação da informação sobre determinado gasto pode gerar um pedido de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI).

É importante ressaltar que tanto as perguntas como as respostas estão públicas no site do Cuidando, o que contribui não somente ao controle social do gasto público, mas também para o maior entendimento e compartilhamento de informações para a cidadania.

De acordo com a professora da EACH que é uma das responsáveis pelo projeto, Gisele Craveiro, “esse prêmio vem coroar o esforço e dedicação de alunos, pesquisadores, docentes dos cursos de Sistemas de Informação e também de Gestão de Políticas Públicas, além de vários voluntários, interessados e apoiadores vindos das áreas acadêmica, do terceiro setor e governamental”. De acordo com a professora, esse apoio incentiva a continuidade do projeto, e também o lança a novos desafios e parcerias, como a série de oficinas outras ações a serem realizadas em conjunto com Observatório Social do Brasil – São Paulo ao longo de 2017.

O projeto foi desenvolvido  no Colaboratório de Desenvolvimento e Participação – CoLab,  da EACH.

Febrafite

Febrafite é uma entidade nacional do Fisco estadual em atividade desde 20 de março de 1992. É uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília, que congrega Associações de Fiscais de Tributos Estaduais de todo território nacional.

Um dos objetivos da Federação é a promoção da educação e da cultura no âmbito fiscal e tributário, de modo a fomentar e estimular a conscientização da importância social do tributo.